- Condutividade Elétrica
É usada para especificar a natureza elétrica de um material, é um indicativo da facilidade com que um material é capaz de conduzir cargas elétricas (elétrons ou íons) de uma posição para outra.
No caso dos condutores metálicos o fluxo de carga está associado diretamente ao transporte de elétrons que são transferidos de um ponto de maior potencial elétrico para um de menor potencial. Esse fluxo de elétrons é chamado de corrente elétrica.
Ao atravessar um determinado material, a corrente de elétrons sofre resistência ao seu movimento e, curiosamente, cada material apresenta uma resistência diferenciada. Um condutor terá uma resistência que varia em função do material, da temperatura, do seu comprimento e secção. Os valores de resistividade dos materiais são obtidos por verificação da resistência elétrica com 1 metro de comprimento e 1mm2 de secção.
Para um condutor metálico, sob o efeito de uma diferença de potencial, quanto menor a resistência elétrica do material, maior será a corrente circulando através do mesmo e, assim, maior a condutividade elétrica.
- Condução em termos de Bandas
Quando átomos de um material se agrupam formando um sólido com estrutura definida, os níveis de energia associados a cada átomo são alterados devido a interação eletrônica entre os átomos. Com a adição de mais átomos desse material, este processo prossegue até a formação de uma banda destes níveis de energia, no lugar dos discretos níveis de energia dos átomos. Neste processo, os níveis energéticos dos elétrons da camada de valência, banda de valência, são mais perturbados que os níveis energéticos dos elétrons mais próximos do núcleo. Quando os elétrons são excitados para maiores níveis de energia eles passam para a banda de condução.
Dependendo da separação entre a banda de valência e banda de condução os materiais são classificados em: condutores, semi-condutores e isolantes.
•Os metais são bons condutores por excelência, pois a banda de condução está muito próxima da banda de valência .
•Os materiais isolantes apresentam grande separação entre a banda de valência e a banda de condução;
•Os semi-condutores intrínsecos e extrínsecos apresentam pequeno intervalo entre a banda de valência e a banda de condução;
• Semi-condutores extrínsecos tipo-n – os condutores são elétrons em excesso.
• Semi-condutores extrínsecos tipo-p – os condutores são lacunas eletrônicos.
A condutividade elétrica nos metais diminui com :
-o aumento da temperatura – aumento das vibrações térmicas que reduz o livre percurso médio dos elétrons e sua mobilidade;
-a adição de impurezas – centros de espalhamento;
-a deformação plástica – aparecimento de discordâncias no retículo cristalino que causam espalhamento;